O Treinamento sobre Educação Financeira, realizado nos dias 02 e 03 de maio, no auditório do Hotel Economy, no município de Ji-Paraná contou com a participação de 35 representantes das Cooperativas Singulares. Entre eles, Diretores, Presidentes e funcionários voluntários, que já trabalham ministrando palestras sobre Cooperativismo e Educação Financeira. A proposta do Treinamento foi capacitar os profissionais de acordo com a metodologia do Instituto Sicoob para atuar externamente junto à comunidade o eixo Cidadania Financeira, trabalhando os Programas: “Se liga Finanças”, “Clínicas Financeiras” e “Palestra de Educação Financeira”.  

O curso foi ministrado pelas representantes do Instituto Sicoob, Amanda Holanda, analista e Emanuelle Moraes, gerente do Instituto Sicoob, que iniciaram apresentando toda a proposta do Instituto, o programa de voluntariado, além de vídeos institucionais que representam a essência e a força do Instituto. Mas a grande estrela do treinamento foram os esclarecimentos voltados para os Programas do Eixo Cidadania Financeira. O primeiro a ser trabalhado foi o “Se liga Finanças” desenvolvido para trabalhar com o público jovem. Os participantes tiveram que entender que essa geração classificada como Geração Millennials, o emissor deveria utilizar uma linguagem e uma metodologia diferenciada, o que explica a apresentação do conteúdo do Programa com pausa para aplicação na prática.

O segundo dia foi a vez de abordarem os temas: “Clínicas Financeiras” e “Palestra de Educação Financeira”, O que era, público alvo e Como deveriam ser aplicadas. O Treinamento serviu para preparar os voluntários para a primeira ação do Instituto este ano desenvolvida na Região Norte, A Semana Nacional de Educação Financeira, ENEF. "Foram dois dias intensos e muito proveitosos. Voluntários engajados e a participação da liderança da Central e de algumas cooperativas demonstrou o alto nível de comprometimento da Central Sicoob Norte com a implementação do Instituto Sicoob. Estamos muito satisfeitos com o resultado." Ressaltou Emanuelle Moraes.

Os participantes avaliaram o treinamento positivamente, esclareceram dúvidas e estabeleceu uma nova metodologia de abordagem adequada de acordo com a faixa etária de idade. "O evento contribuiu para alinhar e padronizar nossas ações de educação financeira. Utilizar uma abordagem padronizada e ratificou o conteúdo. Marcou a simplicidade no linguajar, portanto condições de abordar tema complexo (relacionado a finanças) com os mais diferentes públicos. Minha percepção é que temos um propósito transformador ao levar a educação financeira, para as pessoas alcançarem sonhos e prosperidade. Isto é transformador", enfatizou Oberdan Pandolfi Ermita, presidente do Sicoob Credip.

Altair Schramm, Diretor Adm/Financeiro da Central Sicoob Norte, ressalta a importância do Treinamento e o engajamento das Singulares com as ações do Instituto. "O conteúdo adequado dentro da proposta que foi desenhada. Em resumo geral, fui surpreendido positivamente, considerando que o assunto é de grande responsabilidade, devido cenário atual das famílias brasileiras. Gostei do nível dos participantes e da equipe do Instituto, que ministraram o treinamento. As meninas foram muito bem." Fala Altair Schramm.


Notícias Anteriores




  • Avenida Nações Unidas 555, Nossa Senhora das Graças , Porto Velho - Rondônia
  • sicoobnorte@sicoobnorte.com.br
  • 69 2181-1007