A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/RO) promoveu na última quinta-feira (22), em Ji-Paraná, o Workshop sobre Constituição de Cooperativas de Geração distribuída por Energia Solar Fotovoltaica. O evento que foi organizado em parceria com a Unidade Nacional da OCB e com a Confederação das Cooperativas Alemã (DRGV), reuniu no auditório do Máximus Hotel mais de 100 participantes.  

A Gerente Administrativo e Financeiro da OCB/RO, Edilene Calixto deu início ao evento e em seguida passou a palavra ao Presidente do Sistema, Salatiel Rodrigues, que falou da importância do tema em especial para o Estado de Rondônia. “A hora é oportuna para que o Estado busque alternativas sustentáveis e de preservação ao meio ambiente. E foi pensando assim, que a OCB/ RO trouxe em parceria com a DGRV, especialistas na área, com cooperativas já constituídas para falar sobre o tema”, ressaltou.

O especialista em Energia e Mudanças Climáticas José Zloccowick explicou que desde 2012, a regularização brasileira permite que qualquer pessoa tenha um sistema de geração de energia a partir de fontes renováveis. Ainda segundo ele, a implantação das usinas fotovoltaicas tende a ficar cada vez mais acessíveis. “Percebo que hoje aqui temos pessoas que conhecem tudo sobre cooperativas e também profissionais de instalação. Unindo os dois, vejo um cenário muito animador e espero voltar em breve a Ji-Paraná para inaugurar a primeira cooperativa nessa área”, disse.

O evento também contou com a participação de Raphael Vale, presidente da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober), a primeira do país por meio de painéis fotovoltaicos. “Já participei de muitos eventos, mas esse aqui em Ji-Paraná tem um diferencial - mais de 50% do público já é do meio cooperativista. Saio com a certeza de que Rondônia vai liderar o cooperativismo de energia renováveis no Brasil”, finalizou. 

Durante o Workshop, a OCB/RO abriu a oportunidade para que os membros das cooperativas de crédito falassem um pouco a respeito de seus produtos e serviços, em especial aquelas que já trabalham com financiamentos voltados ao setor. Ao todo, representantes de cerca de 10 cooperativas falaram, foram elas: Credisis, Credisis Oeste, Cresol, Eucred, Sicoob Ourocred, Sicoob Centro, Sicoob Credip, SicoobUni, Sicoob PortoCredi e Sicredi.

Para o presidente Salatiel, foi um dia também de oportunidades. “Além de tudo as pessoas puderam aprender mais também sobre o cooperativismo. Tivemos a participação especial das cooperativas de créditos que gentilmente falaram sobre suas linhas de atuação, inclusive algumas já fazem financiamentos, mas que ainda precisavam conhecer melhor esse mercado e sei que essa capacitação veio para agregar a eles”, finalizou.

Também convidado a falar sobre o case de sucesso da Cooperativa de Consumidores de Energia (ENERCRED), o presidente José Otávio Bustamante, que veio de Minas Gerais especialmente para o evento. Segundo ele a participação em massa de profissionais do segmento é prova de que esse é um mercado muito promissor em Rondônia. “O workshop está sendo muito importante para deixar todo mundo no mesmo patamar de conhecimento, trazendo a parte da informação sobre a geração de energia distribuída para o cooperativismo. Me chamou também a atenção aqui, a presença de muitas empresas que constroem sistemas, mas que ainda não tem conhecimento sobre esse modelo de geração compartilhada através de cooperativas”, ressaltou.

Ao final do encontro, grande parte do público demostrou interesse em participar da constituição de uma cooperativa neste ramo, a equipe OCB/RO posteriormente entrará em contato com essas pessoas para os tramites de início da cooperativa.

Também estiveram no encontro os conselheiros da OCB/RO, Srs. Valdeci Moura da Costa e Edvalson Borges, o conselheiro do SESCOOP/RO, Sr. Tarcísio Gabiatti, além de presidentes e dirigentes de diversas cooperativas de todo o Estado.

 


Notícias Anteriores




  • Avenida Nações Unidas 555, Nossa Senhora das Graças , Porto Velho - Rondônia
  • sicoobnorte@sicoob.com.br
  • 69 2181-1007